Sinalização Semafórica

SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA

É uma sinalização de regulamentação que tem a função de efetuar o controle do trânsito em seção de via, cruzamentos ou para a travessia de pedestres. É um dispositivo eletroeletrônico, que através de um controlador eletrônico, controla indicações luminosas, alternando o direito de passagem dos vários fluxos de veículos e/ou pedestres. 

 

VANTAGENS DA SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA:

Os semáforos, quando bem planejados, possibilitam as seguintes vantagens:

  • Reduzem a possibilidade e a frequência da ocorrência de acidentes;
  • Permitem o controle e a interrupção do trânsito de veículos e de pedestres, organizando as passagens de forma a oferecer segurança;
  • Podem ser programados com diferentes programações horárias – podendo funcionar como piscantes de alerta em determinados horários de baixo tráfego pra efeito de segurança.
O Código de Trânsito Brasileiro de trânsito, também estabelece que a sinalização semafórica possa atuar como sinalização de alerta – piscante, de forma temporária ou definitiva. A sinalização semafórica piscante pode ser utilizada de forma definitiva em sinalização de canteiros de obras, para advertência e segurança para os usuários.

Grupos Focais Veicular

São os equipamentos que se compõe as indicações luminosas nas cores preestabelecidas (vermelho, amarelo e verde), agrupadas num único conjunto, dispostas vertical ou horizontalmente – ao lado ou suspensas sobre a via, transmitindo informações aos veículos, pedestres, motociclistas e ciclistas. Os componentes de cor podem ser resultantes de elementos em LEDs ou convencionais com lentes coloridas sobrepostas sobre fonte de luz. Em geral são redondos, mas podem ser encontradas variações de forma. São empregados nas vias e rodovias com ou sem anteparo de contraste.

Anteparo

O anteparo para grupo focal é uma placa em chapa de metal ou alumínio, com acabamento preto fosco, que contém suportes regulável para fixação ao grupo focal. O Anteparo deve ser adesivado com películas retrorrefletivas, na cor branca, em toda a orla e na altura do módulo focal amarelo, uma faixa na largura do foco até as laterais.

Grupos Focais de Pedestres

São destinados a regular o trânsito de pedestres nas travessias regulamentadas e é constituído por um sistema de duas luzes, com as cores vermelha – que indica a proibição de travessia da faixa, e a cor verde que indica autorização para a passagem. São redondos ou quadrados, podendo conter símbolos ou legendas, ou somente as cores: verde (Passar), e vermelho (Pare). Podem ser utilizados individualmente ou conectados aos semáforos de veículos e de ciclovias. Por vezes os grupos focais de pedestres apresentam contagem regressiva de números informando quantos segundos faltam para o fechamento. 

Grupos focais de ciclovias

São redondos ou quadrados, podendo conter símbolos ou legendas. Podem ser utilizados individualmente ou conectados aos semáforos de veículos e pedestres. Podem ser compostos para funcionar com dois grupos focais apenas (verde e vermelho), ou com o grupo de atenção (amarelo). Podem ser em Leds ou convencionais, com os símbolos gravados nas lentes.

Controladores de Tráfego

São dispositivos eletrônicos (no passado se utilizavam dispositivos eletromecânicos não mais em uso), para o gerenciamento de tráfego que auxiliam otimizando a circulação de veículos e pedestres nas ruas. São equipamentos que comandam os grupos focais para a comutação das luzes dos focos. Em geral, são modulares, ou seja, apresentam várias capacidades de programação de tempos semafóricos, permitindo que os equipamentos sejam configurados de acordo com a realidade e peculiaridade de cada cruzamento. Os controladores podem ser em tempo fixo, ou seja, pré-programados para operação em tempos de abertura e fechamento fixos e, em tempo real, ou seja, com programação alterável de acordo com a necessidade de tráfego a partir de uma central de controle;

CONTATO